28,10,0,50,1
600,600,60,1,3000,5000,25,800
90,150,1,50,12,30,50,1,70,12,1,50,1,1,1,5000
Powered By Creative Image Slider
Hora de saltar as cordas...
View Image
Aquecimento em equipa...
View Image
Kickboxing e as mulheres...
View Image
Aprender defesa pessoal...
View Image
Treino entre atletas...
View Image
Os nossos treinadores...
View Image
Treino light entre colegas...
View Image

História da Modalidade

O kickboxing é um desporto de combate que combina a arte do boxe ortodoxo com as técnicas de pontapé de disciplinas marciais tais como o karaté e o taekwondo. Esta fusão de técnicas, enquadradas num contexto de competição, surgiu da necessidade de se pôr à prova a verdadeira eficácia das artes de combate indo para além da simples pontuação por toque e passando admitir-se a ocorrência do KO. 

Nos seus primeiros tempos, este novo tipo de competição desportiva, à qual foi dado o nome de "Full-contact", acabou por revelar uma lacuna nas suas regras: a proibição de se desferirem golpes abaixo da cintura foi considerada, por muitos praticantes, como um elemento limitador da sua eficácia. Com o surgimento do kickboxing introduziu-se o lowkick (pontapé baixo com a tíbia à coxa interna/externa do adversário) como forma de ultrapassar esta lacuna no repertório técnico do combate punhos/pernas em ringue. Esta simbiose criou uma arte de combate altamente eficaz e poderosa.

 

Muay thai

Foto do Muay ThaiMuay thai é uma luta originária da Tailândia, país do qual é o desporto nacional. Esta arte marcial é conhecida como "a arte das oito armas", pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, e está associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total muito eficiente. O Muay Thai foi desenvolvido há mais de mil anos, e é hoje considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo. Uma luta que além de praticar elaboradas técnicas de punhos e pernas, é considerada uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos. O Muay Thai desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e autoconfiança ao praticante. A maioria das associações e confederações mundiais não aprova o uso das cotoveladas em lutas oficiais mantendo assim a integridade física dos atletas, sendo estas técnicas consideradas somente nas regras asiáticas, embora ultimamente essas regras estejam cada vez mais em evidência.

Hoje em dia o Muay Thai ter-se-á convertido num símbolo nacional do reino da Tailândia, sendo o desporto nacional mais praticado no país. As suas raízes encontram-se no Muay Boran, uma arte ancestral que foi desenvolvida a partir de uma forma de luta designada de "Chupasart". Esta arte deu origem ao atual Muay Thai e Krabi Krabong.

 

História

O Muay Thai, o qual também é conhecido como Thai Boxing em alguns países como Estados Unidos e Inglaterra, é também frequentemente denominado de Boxe Tailandês. Sendo uma Arte Marcial Tailandesa com mais de 2.200 anos de idade, a origem do Muay Thai confunde-se com a origem do povo tailandês. Existem várias versões sobre a origem do Muay Thai, contudo a teoria considerada a mais credível pela maioria dos Mestres de Muay Thai assim com por vários historiadores Tailandeses fundamenta que a origem do seu povo encontra-se na província de Yunnan, nas margens do rio Yangtzé na China Central. Há várias gerações atrás, aglomerados de antecessores do povo tailandês migraram da China para o local onde atualmente é a Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura. Do seu local de origem, a China, até ao seu destino, os Tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram vários ataques de bandidos, de Senhores Feudais Chineses, de animais, sendo que também foram vitimas de inúmeras doenças. Para se protegerem, com o intuito de formarem as suas milícias, os siameses criaram um método de luta chamado "Chupasart", a partir de um conjunto de várias técnicas de combate das tribos tailandesas. Este método de luta e autodefesa, eminentemente de influência militar, fazia uso de diversas armas como por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc. O treino do "Chupasart", era frequente a ocorrência de acidentes que originavam, por vezes, graves ferimentos aos praticantes. Assim, com o propósito de reduzir essas mesma estropiações, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o precursor do atual Muay Thai.

No início, o Muay Thai era muito parecido com o Kung Fu Chinês. Um facto normal tendo em conta a origem do povo Tailandês. O antigo Muay Thai utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Com o tempo, foi-se modificando e transformou-se no estilo de luta que é hoje. Em muitos períodos da história tailandesa o Muay Thai era bastante popular entre os tailandeses, principalmente no período do Rei Pra Chao Sua mais conhecido por "Rei Tigre". O rei teria sido um dos maiores lutadores de Muay Thai de toda a história. Durante o seu reinado o Muay Thai fazia parte da preparação militar e era ensinado em todas as escolas. Outro grande lutador de Muay Thai foi o Nhai Khon Tom. Segundo a lenda ele havia sido capturado pelos Birmaneses durante um dos inúmeros conflitos entre os Birmaneses e os Tailandeses. Quando capturado, foi-lhe oferecida a liberdade se ele conseguisse derrotar alguns lutadores Birmaneses. O resultado refletiu-se na vitória e subsequentemente na obtenção da liberdade após vencer seguidamente 12 desses lutadores.

 

Até por volta de 1920 d.C. os lutadores não utilizavam luvas, nem qualquer outro tipo de proteção. Era simplesmente utilizado tiras de algodão, tiras de cânhamo ou de crina de cavalo enroladas nas mãos. Alguns antigos treinadores falam que em algumas lutas, os combatentes faziam uso de cola e vidro moído nessas ataduras para ferir de forma mais eficaz o adversário. Contudo, isto não é totalmente confirmado pela maioria dos historiadores. As cascas de cocos ou conchas eram também empregues como método de proteção dos órgãos genitais. As lutas não eram divididas por pesos assim como também não existiam intervalos durante as lutas, os lutadores lutavam até que fosse feito um KO, sofresse uma grave lesão ou até a morte. As velhas regras do Muay Thai consistiam simplesmente na proibição de bater na virilha, arrancar os olhos, bater no oponente caído e puxar os cabelos. Categorias por peso não existiam assim como os ringues como conhecemos hoje. Mais tarde, foram aplicado rounds nos combates, que consistiam no uso de uma metade da casca de um coco, com um furo. Essa casca era colocada na água e quando da sua total submersão era tocado um tambor que ditava o início do intervalo de tempo e o fim do round. Devido ao elevado grau de lesões que ocorriam entre os lutadores, após o ano de 1920 d.C., algumas regras de boxe inglês foram adaptadas ao Muay Thai. Entre eles podem ser referidas, as divisões por peso, o uso de luvas, a inclusão dos rounds e também a inclusão do árbitro central juntamente com os juízes laterais. No entanto, várias particularidades restaram das antigas lutas, como o uso de um conjunto musical com antigos instrumentos com o propósito de transmitir ritmo à luta. 

 

Dependendo da impetuosidade do combate, quando o entusiasmo não é o pretendido, os músicos aceleram o ritmo da sua música para a eficácia dos lutadores. Outra tradição que é mantida nesta impressionante arte marcial é o uso do Mongkon e da Praciat. O Mongkon é uma faixa que é colocada na cabeça dos lutadores para protegê-los antes da luta sendo retirada posteriormente ao ritual do Wai Kru. A "Praciat" é uma corda trançada que é colocada num ou nos dois braços do oponente também com o objetivo de proteger e não como graduação como é frequentemente considerado. As suas cores estão relacionadas com as preferências do lutador ou do treinador e não com a graduação do atleta. A "Praciat" não é retirada após o Wai Kru, como o "Mongkon", ela permanece com o lutador durante toda a luta. Na Tailândia as academias e ginásios são chamados de "campos". Por isso é muito comum ler-se em livros e revistas de Artes Marciais internacionais citações ao nome de alguns "campos" de Muay Thai. Na verdade, trata-se de ginásios de Muay Thai. Na Tailândia a rotina de treino num ginásio é muito diferente da do ocidente. Os lutadores geralmente começam o seu treino com idades de aproximadamente 6 ou 7 anos. 

 

Foto de Muay Boran o pai do Kickboxing

É frequente mudarem-se para o ginásio, instalando-se em alojamentos juntamente com outros lutadores. A parte do treinador é providenciar comida, roupas, acompanhamento médico, e estudo para o lutador. Em troca disto, o lutador deve simplesmente treinar arduamente e também cuidar da limpeza do ginásio. Mas, o maior compromisso deste lutador é esforçar-se para se tornar no melhor, num verdadeiro campeão. Quando o lutador vai lutar, geralmente uma vez por mês, ele concorre a um prémio em dinheiro. Este prémio é dividido entre o lutador e o seu treinador, pois a maior parte da quantia vai para o treinador. Na Tailândia também é permitido a aposta de lutas, onde o treinador pode também apostar no seu próprio lutador, conseguindo assim mais algum dinheiro. Em toda a Tailândia existem milhares de campos de treino, cada campo é dirigido por um treinador principal, que conta com a ajuda dos seus auxiliares e com o aconselhamento de um promotor, o qual promove os lutadores deste campo. Contudo, são frequentes os casos em que o treinador é o promotor do próprio ginásio.

Em Bangkok, atual capital da Tailândia existem dois grandes estádios, o Lumpinee e o Ratchadamnoen que concedem o desenrolar de lutas de Muay Thai. Cada um deles presenteia regularmente eventos de combate em dias diferenciados. Em alguns dias da semana, principalmente aos domingos, a televisão cinematografa os vários combates desta modalidade. Na relação de países onde o Muay Thai é mais desenvolvido a classificação é apresentada do seguinte modo: em primeiro lugar vem à Tailândia, como não poderia deixar de ser, depois estão diversos países dos quais é difícil precisar uma ordem pois no exterior o Muay Thai tem-se desenvolvido muito invariavelmente. Desses países em que o Muay Thai é conhecido e praticado estão: Austrália, Inglaterra, Holanda, França, Japão, Coreia, EUA, Portugal, Brasil, entre outros.

 

Muay Boran

Muay Thai Boran ou simplesmente Muay Boran é o pai da Arte Marcial conhecida mundialmente pelo nome de Muay Thai. O Muay Boran é um antigo estilo de luta tahilandesa que deu origem ao Muay Thai. Registos históricos revelam que a arte tem pelo menos 200 anos de idade, no entanto acredita-se que esta arte teve a sua origem e evolução conjuntamente ao Reino do Sião (a Tailândia) a alguns milhares de anos atrás. Agora o nome Muay Boran geralmente vem indicando em verdade numa mistura de elementos característicos de várias técnicas definidas como Estilos Regionais de Muay Boran (como é exemplo o Muay Chaiya, Muay Korat, Muay Luang, etc). Cada nome significa a província de onde se originou o estilo. Em suma, hoje em dia o Muay Boran significa o Muay Thai antigo. Este estilo ficou recentemente conhecido mundialmente através do filme Ong Bak protagonizado pelo tailandês Tony Jaa. Neste filme ele utiliza algumas técnicas de Muay Boran em combate, para além de técnicas aplicadas no Krabi-Krabong.

 

Técnica

A técnica é a maneira pela qual uma habilidade é desempenhada. Técnica, na verdade, é o componente que claramente diferencia um atleta do outro, pois engloba todas as estruturas e elementos técnicos em movimentos precisos e eficazes, por meio do qual um atleta realiza uma tarefa atlética. A técnica é uma sequência de movimentos baseados na física e na biomecânica. A preparação técnica, objetiva de aprender a técnica desportiva de forma racional. É um processo a longo prazo, sem interrupções. Ela deve ser sempre aperfeiçoada, dependendo muito da condição de preparação física do atleta. As técnicas do Muay Thai são consideradas pelos mestres desta arte, das mais eficazes formas de combate sem elementos associados, seja pois sem armas brancas entre outros. Estas técnicas destacam o Muay Thai entre as outras formas de luta, nomeadamente os seus derivados (como o Kickboxing, full contact etc.). Esta arte apresenta técnicas de ataque e defesa, sendo um tipo de arte marcial onde existe bastante atrito entre os adversários.

 

 
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar