Aspetos positivos e negativos do kickboxing

Aspetos positivos e negativos do kickboxing

Informações Gerais

O kickboxing é um exercício cardiovascular que oferece muitos benefícios, bem como algumas consequências negativas. Este tipo de treino que combina aeróbica, boxe e artes marciais, incluindo pontapés, socos e outros movimentos, possibilita que o praticante entre em forma, obtenha um corpo saudável, construa força e coordenação. Enfim, o kickboxing é considerado um desporto completo para o corpo inteiro.

 

Processo

Geralmente, uma aula de kickboxing se inicia com um período de aquecimento entre 15 e 25 minutos, que consiste em vários tipos de atividades de alongamento, saltar à corda e aquecimento das articulações. Em seguida passa as combinações de movimentos que incluí pontapés e socos são introduzidos gradualmente. Muitas academias oferecem também um tempo para utilizar o saco, de forma a aumentar a resistência e aproximar a um contacto mais real. Geralmente, são três vezes por semana, e as aulas duram em torno de 60 a 90 minutos. Os últimos 10 minutos são utilizados para esfriar o corpo e depois efetuam-se alongamentos. É importante beber pouca água durante o treino, de forma a evitar uma indisposição. No final, para manter o corpo hidratado durante o treino é permitido beber sem problemas. Além disso, é importante usar roupas confortáveis.

 

Aspetos positivos

O kickboxing oferece muitos benefícios por combinar movimentos simultâneos de braços e pernas. Uma aula típica de kickboxing, que dura cerca de uma hora, pode ajudar uma pessoa a queimar 500 calorias ou mais. Os desportos de alta intensidade ajudam a criar resistência e força nos praticantes. Devido ao praticante utilizar movimentos simultâneos, essa atividade acaba queimando mais calorias por hora do que muitos outros tipos de treinos. Além disso, o kickboxing também beneficia a circulação e a respiração de uma pessoa. Esses efeitos positivos ajudam a melhorar o corpo e o coração, pois através desses exercícios o músculo cardíaco fica mais forte, o que ajuda a combater a diabete e as doenças cardíacas. Essa atividade desenvolve a força, ajuda as pessoas a perderem o excesso de peso, aumenta a resistência e auxilia no aumento dos níveis de energia.

 

Benefícios mentais

O kickboxing não proporciona somente um corpo saudável, mas também estimula o praticante a ter uma mente saudável. Ele ajuda a aliviar o “stress”, aumenta a confiança e a autoestima. Além disso, os participantes aprendem a se defender.

 

Aspetos negativos

Antes de alguém começar a treinar kickboxing, deverá consultar o médico para receber a aprovação de que está apto para fazer atividades físicas. Pessoas que sofrem de artrite, dores nas costas ou problemas nas articulações não são recomendadas para esse tipo de atividade. Na verdade, esses problemas aumentarão se a pessoa decidir se arriscar. Outro efeito negativo do kickboxing são os iniciantes que querem se aprofundar rápido demais. Esse desporto deve ser uma atividade gradual, dando tempo para o corpo se acostumar. Os kickboxers também devem ter cuidados para não estender demasiadamente as suas articulações durante os exercícios. Nessa atividade, as lesões são comuns, principalmente em iniciantes.

 

Alimentação de um kickboxer

Alimentação de um kickboxer

Informações

A maioria das pessoas em dieta acabam por recuperar o peso perdido e depois ganhar também alguns quilos extras, e esta variação pode aumentar as suas hipóteses de desenvolver hipertensão, diabete e doenças cardíacas. Os Kickboxers conseguem manter um peso saudável, de acordo com o seu tipo de corpo, permanecendo ativos e comendo alimentos nutritivos. A dieta de um kickboxer é equilibrada e projetada para promover a tonificação, aumento de energia muscular, diminuir a gordura e acelerar o tempo de recuperação de lesões.

 

Líquidos

A água é o líquido número um e mais importante entre as bebidas de um kickboxer, ajudando ao longo de todas as funções do corpo. Não tem que afogar-se com água, simplesmente beba água durante todo o dia. Não espere para beber apenas quando tiver sede, todos os atletas são bem hidratados, especialmente antes de um evento. Enquanto frutas e sumos de vegetais fazem bem, é melhor hidratar-se com água e comer vegetais e frutas inteiras. O leite livre de gordura é uma boa fonte de proteína e cálcio e pode ajudar aos kickboxers a diminuir a sua gordura corporal.

 

Alimentos

Alimentos naturais são os melhores para os kickboxers. Coma em abundância cereais integrais, arroz integral, pães de trigo e massas, arroz, feijão, carnes magras, peixe, ovos, claras de ovos, batatas, frutas e legumes, e também alimentos de época, como pimentão verde, cebola, orégão, limão, alho e coentro. Também não há problema em comer maionese de baixo teor de gordura, queijo e iogurte.

 

Alimentos a evitar

Kickboxers devem evitar o chá, café, álcool e bebidas com açúcar que sejam estimulantes e possam afetar o ritmo do seu corpo. Se não quiser evitar completamente essas bebidas, reduza e limite a sua ingestão e fique longe de açúcar e alimentos açucarados, manteiga, molhos, alimentos gordurosos e de qualquer alimento que tenha um teor elevado de sódio.

 

Preparação e refeições

Kickboxers comem alimentos que são grelhados, cozidos, assados, cozidos no vapor ou no micro-ondas, evite alimentos que sejam fritos. Adicionar óleo no seu alimento significa que adiciona calorias extras e gordura saturada. Kickboxers tomam pequeno-almoço diariamente, o seu almoço é menor que o pequeno-almoço e o jantar deve ser a menor refeição do dia. Eles também, às vezes, optam por comer várias pequenas refeições ao longo do dia. Comer mais vezes ao longo do dia pode-lhe ajudar a perder peso, uma vez que o seu corpo armazena menos gordura se for alimentado a cada três horas, mas lembre-se de não comer até quatro horas antes da hora de dormir, fazê-lo significa que a comida não será digerida ou processada.

 

Mentalidade do kickboxer

É importante reconhecer e responder às suas pistas internas quando quiser comer, sendo particularmente importante para os atletas e desportistas regulares se sintonizar com os sinais do seu corpo. Ignore a pressão dos amigos e as imagens da televisão e determine quais são os alimentos que lhe irão preparar para a boa forma, e pense no que realmente deseja. Determine se o seu corpo deseja algo quente, frio ou na temperatura ambiente, crocante, mastigáveis, doce, amargo, salgado ou picante. Talvez necessite de líquido em vez de comida. Remova todas as mensagens que inibirão os seus objetivos de manter um peso saudável e ser um kickboxer de sucesso.