Kickboxing Light

Kickboxing Light

Já ouviu falar do Kickboxing? Bem, como sabe, é um desporto que mistura as técnicas do boxe com algumas artes marciais. Se pensa que pode perder algum peso e ganhar autoconfiança, recomendamos que comece a praticar, porque em cada sessão de Kickboxing pode chegar a queimar até 1000 calorias. Também é excelente para aumentar a resistência pulmonar e tonificar os músculos, melhora também a sua coordenação e velocidade de reação, acrescentando que é uma técnica de autodefesa e, como qualquer desporto, aumenta a nossa autoestima.

Exercite-se e divirta-se praticando esta modalidade, ou alguma das suas modalidades, como o “Aero Kick Boxing” ou “Kick Boxing Cardio“, que tem as mesmas técnicas de Kickboxing, porém com o acompanhamento de música, além de ser um método que não tem adversário, podendo esquecer o contacto físico e as contusões. O Kickboxing irá trabalhar bastante as suas pernas, ajudando a definir e a condicionar as suas coxas e pernas, braços e abdómen. 

Os exercícios são mais voltados para o condicionamento e a definição muscular do que para a hipertrofia (ganho de massa), embora inicialmente possa haver um ganho, dependendo do seu condicionamento original. Uma vez que exige muito das pernas, e melhora a circulação local, têm um excelente efeito no combate à celulite e as estrias.

 

História 

Numerosas são as pessoas que pensam que os estilos de kickboxing  é originário da Tailândia ou de outro país do Sudeste asiático, mas não o é. No Japão das décadas de 1950 e 1960, lutadores de Karaté e do boxe birmanês organizaram encontros de lutas em tapete e em ringue, nascendo assim o kickboxing japonês. O promotor do kickboxing japonês nos anos 1960 foi Osamu Noguchi. O Kickboxing não é somente uma luta, surgiu nos Estados Unidos na década de 70, com inspirações no Boxe, Karaté e Taekwondo. Os praticantes procuravam então um desporto na qual seria utilizada a potência dos golpes com as pernas e dos punhos, em vez de parar cada golpe antes de tocar no adversário. Nascia assim o karate-full-contact ou  mais conhecido como kickboxing americano.

 

APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial

A associação juntou-se a este projeto com o Mestre Luís Delalande e recomenda aos associados a sua prática. Quem deseja frequentar está modalidade desportiva vai se deparar com algo que até a poucos anos não era pensado: a presença superior de mulheres em relação aos homens. Elas não procuram apenas os exercícios mais leves para melhorar a capacidade atlética. Pelo contrário, os desportos de contacto físico são cada vez mais procurados. O Kickboxing Light é um exemplo concreto desta realidade. É o preferido das mulheres, que também não deixam de praticar o Muay Thai (de origem tailandesa) e o próprio Jiu-Jitsu (arte marcial originária do Japão). De longe o Kickboxing é o preferido pelas suas inúmeras vantagens. Todas as pessoas podem aprender está modalidade desde jovens até senhoras com idade superior aos 50 anos. Apesar de ser uma modalidade de contacto, elas procuram muito o Kick porque proporciona um condicionamento físico rápido, e retira qualquer “stress”, relaxa, e a pessoa sai da aula muito mais leve. Melhora até em casa, no relacionamento com a família e no trabalho.

Outra vantagem apontada é o bom ambiente entre os praticantes, tudo é descontraído e sem tensão, e as pessoas se tornam amigas, um, incentiva o outro. Se for preciso, corrigem o posicionamento quando está errado.  Além de ser benéfico para a saúde, as aulas de Kickboxing também são ótimas, pois hoje as mulheres estão se igualando aos homens em todos os aspetos. O Kickboxing cria maior disciplina, e trabalha corpo e mente. É um desporto que contribui para gastar calorias, ajuda a eliminar as gorduras localizadas, transformando em massa muscular definida, que é o sonho de qualquer mulher. Especialistas acreditam que os praticantes deste desporto podem gastar até 1000 Kcal (quilocalorias) em cada aula de 90 a 120 minutos de duração, isto sem contar que trabalha bastante, braços, define pernas, costas e abdómen, reduz gordura e celulites sem que aconteça hipertrofia (ganho de massa exagerado) dos músculos.

 

O que deve saber

Cada vez mais esta modalidade é procurada pelo sexo feminino, que reconhece no Kickboxing um conjunto de qualidades capazes de proporcionar, simultaneamente, uma melhoria da condição física e dos índices de autoconfiança e autocontrolo. Constituindo-se como uma atividade física e desportiva bastante completa, o Kickboxing quando praticado com regularidade promove um aumento dos índices físico e psíquico, nomeadamente, a coordenação, o equilíbrio, a capacidade cardiorrespiratória, a força e a concentração. Fatores determinantes para uma boa qualidade de vida. Os músculos mais trabalhados durante a aula são os braços, pernas e abdómen, já que os membros são usados em combinações de ataques e defesas. Por sua vez, o abdómen pode ficar bem definido devido à rotação do troco feita a cada movimento e por conta da ativação das fibras musculares abdominais proporcionadas pelo intenso trabalho respiratório.

Para um aluno, é possível perder cerca de 800 a 1000 calorias numa  hora de aula. A prática ajuda muito no emagrecimento, pois o metabolismo basal do indivíduo fica muito acelerado, mesmo após a aula. No mês, a perda pode chegar a 6 kg.

 

Será uma atividade de defesa pessoal?

Pode-se considerar esta modalidade como uma atividade de defesa pessoal bastante completa, visto que, a sua prática assenta na aprendizagem e execução de sistemas ofensivos e defensivos. O Kickboxing é um desporto de combate que recorre a técnicas de punhos e de pernas com propósitos defensivos ou ofensivos. Para realizar as aulas de Kickboxing, é boa ideia que as mulheres se preocupem em prevenir as fraturas e contusões. É necessário o uso de ligas para as mãos, para proteger os punhos e a parte da frente da mão, além das tradicionais luvas. O Kickboxing é uma injeção de motivação e faz com que aumente muito o gasto calórico, o que facilita o emagrecimento e a definição muscular. Isso tudo de uma maneira bem descontraída, fazendo com que as pessoas aprendam a lutar sem o intuito competitivo e ainda se beneficiem mental e fisicamente.

 

Quem pode participar nestas atividades?

A Associação abre as portas a todas as mulheres que desejam participar nesta atividade, sendo nossas associadas ou não. Está atividade devido a sua natureza desportiva haverá um limite de pessoas por aula.

 

Quais são os custos?

As aulas serão duas vezes por semana às 4º Feiras das 19:00 às 20:15 e no sábado das 10:00 às 11:15 no Pavilhão Municipal de Nogueira da Maia. Terá de fazer uma inscrição pessoalmente na sede da associação ou pelo telefone 913 150 402, devido ao limite de alunos por aula. Deve ir para as aulas com roupa de desporto confortável e t-shirt ou sweatshirt em cor branca. Em relação às luvas serão indicadas quais as mais indicadas para o efeito. O valor mensal é de 25 €.